A todas as Mulheres do fórum Pinkblue
Ontem falei sobre as minhas amigas do
fórum PinkBlue. Lá, conheci aquilo a que costumo chamar “mulheres coragem”. Umas andam nesta luta à mais tempo outras há menos mas todas têm um coração do tamanho do mundo, uma grande capacidade de luta e um desejo enorme de serem mães.
Não resisti a dedicar-lhes este texto que me enviaram e que acho que as descreve muito bem.
«Quando Deus fez a mulher, já estava a trabalhar há seis dias consecutivos. Apareceu um anjo que lhe perguntou:
-Deus, porque estás a perder tanto tempo com esta criação?
Ao que Deus respondeu:
- Já viste a minha lista de especificações para este projecto? Ela tem que ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, tem mais de 200 partes móveis, todas substituíveis, e é capaz de sobreviver à base de coca-cola light e restos de comida, tem um colo capaz de segurar em quatro crianças ao mesmo tempo, tem um beijo capaz de curar qualquer coisa desde um arranhão no joelho a um coração ferido e faz isto tudo apenas com duas mãos.
O anjo ficou estupefacto com estas especificações.
- Só duas mãos!? Impossível! E esse é apenas o modelo normal? É muito trabalho só para um dia. É melhor acabares só amanhã.
- Nem pensar.- Protestou Deus- Estou quase a acabar esta criação que me é tão querida. Ela já é capaz de se curar a si própria quando fica doente e consegue trabalhar 18 horas por dia.
O anjo aproximou-se e tocou na mulher.
- Mas fizeste-a tão macia e delicada, meu Deus.
- Sim, mas também pode ser muito resistente. Nem fazes ideia o que ela pode fazer e aguentar.
- E ela vai ser capaz de pensar?- perguntou o anjo.
- Não só é capaz de pensar como é capaz de negociar e convencer.
O anjo então reparou num pormenor e tocou na cara da mulher.
- Ups, parece que tens uma fuga neste modelo. Eu disse-te que estavas a tentar fazer demais numa criatura só.
- Isso não é uma fuga, é uma lágrima.
- E para que é que isso serve?- perguntou o anjo.
- A lágrima é o seu modo de exprimir alegria, pena, dor, desilusão, amor, solidão, luto e orgulho.
O anjo estava impressionado.
- És um génio, Deus. Pensaste em tudo.
E de facto as mulheres são verdadeiramente espantosas. Têm capacidades que surpreendem os homens. Carregam fardos e dificuldades, mas mantendo um clima de felicidade, amor e alegria. Sorriem quando querem gritar. Cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam por aquilo em que acreditam e não aguentam injustiças. Não aceitam um "não" quando acreditam que existe uma solução melhor. Prescindem de tudo para dar à família. Vão com um amigo assustado ao médico. Amam incondicionalmente. Choram quando os seus filhos são os melhores e aplaudem quando um amigo ganha um prémio. Ficam radiantes quando nasce um bebé ou quando alguém se casa. Ficam devastadas com a morte de alguém querido, mas mantêm a força além de todos os limites. Sabem que um abraço e um beijo podem curar qualquer desgosto. Existem mulheres de todos os formatos, tamanhos e cores. Elas conduzem, voam, andam e correm ou mandam e-mails só para mostrar que se preocupam contigo. O coração de uma mulher mantém este mundo a andar. Elas trazem alegria, esperança e amor. Dão apoio moral à sua família e amigos. As mulheres tem coisas vitais a dizer e tudo para dar.
NO ENTANTO, SÓ EXISTE UM DEFEITO NAS MULHERES... É QUE ELAS SE ESQUECEM CONSTANTEMENTE DO SEU VALOR!»
A minha história
Há três anos atrás decidimos que estava na altura de aumentar a família. Três dias depois da primeira tentativa (que não deu em nada) o maridão sentiu-se mal e descobrimos que tinha um cancro. Foi operado e o tumor retirado.
Agora estava tudo bem e só tínhamos que esperar que ele recuperasse para começar a tentar outra vez. Nove meses mais tarde eu não estava grávida e o maridão descobriu num exame de rotina que lhe tinha aparecido uma metástase. Desta vez tinha que fazer quimioterapia e provavelmente ficaria estéril (o que se veio a confirmar) pelo que fez uma recolha de esperma na MAC.
Assim que a situação dele estabilizou inscrevemo-nos na MAC e no Hospital de Santa Maria para fazer uma ICSI. Nos exames para ver se estava tudo bem comigo descobri que em menos de um ano tinha desenvolvido vários miomas uterinos e que teria que os tirar.
Nesta altura descobri, através de uma amiga que também teve problemas de infertilidade, um fórum onde mulheres com este problema tiravam duvidas, trocavam ideias ou desabafavam sobre o que lhes estava acontecer. Houve alturas em que pensei que não ia aguentar. A minha cabeça era um turbilhão de sentimentos. Raiva, medo, vazio, ansiedade, duvida, culpa, inveja... Até a famosa frase: “Porquê???...”. Dei comigo a ter ataques de fúria ou de choro quando alguém dizia ou fazia qualquer coisa. Afastei-me de toda a gente porque achava que ninguém entendia o que eu dizia. Quem não passa por este problema não entende por mais que se esforce. Ficava furiosa quando ouvia as pessoas dizerem coisas como “não compreendo porque é que ficas assim” ou “há coisas piores”.
Nesse fórum percebi que não estava sozinha e que haviam pessoas que entendiam perfeitamente o que eu estava a dizer. Pessoas que pensavam e sentiam o mesmo que eu. A elas devo o facto de ter recuperado um pouco a minha sanidade mental.
Foram também elas que me levaram a iniciar este blog. Acaba por ser uma forma de desabafar e ao mesmo tempo um registo da minha luta.
Fui finalmente operada no dia 1 deste mês (Dia da Criança- espero que seja um bom presságio) e no final da operação a médica disse-me que tinha que esperar a próxima menstruação e que depois podia começar os tratamentos.
Dizem que “Depois da tempestade vem a bonança” e eu quero acreditar que a fase má na minha vida já passou e que o meu bebé está a caminho.
Hoje é o primeiro dia da menstruação!!!
No dia 5 de Julho tenho uma consulta no Hospital de Santa Maria e no dia 8 de Agosto tenho consulta na MAC.
Eu e o maridão já decidimos que se não nos fizerem o tratamento até Outubro vamos tentar o privado
(Ava Clinic) até porque os miomas podem voltar a aparecer e com a sorte que temos tido é melhor não arriscar ;-).
Feira do Artesanato
Ontem fui à FIL ver a
feira do artesanato.
Vou todos os anos porque gosto imenso de artesanato e de artes decorativas. Confesso que este ano a feira me surpreendeu bastante... pela positiva.
O espaco estava óptimo com tendas muito boas mas o que mais me surpreendeu foi a parte de Portugal. Geralmente é muito pobrezinha mas este ano estava muito boa.
Aliás vim com imensas ideias novas para trabalhos que quero fazer. As artes decorativas foi uma paixão que descobri recentemente. Sempre achei que não tinha jeito nenhum porque não sabia desenhar mas descobri que não precisava de saber desenhar para fazer coisas muito giras. Vou fazendo uns workshops para aprender as técnicas e depois é só preciso imaginação (e isso eu tenho alguma).
Hoje vou almoçar com os meus avós e depois vou à feira do artesanato do Estoril que também já abriu.
Primeira vez
Eu e o maridão (mais o maridão do que eu porque ele tem mais jeito para estas coisas) andámos às voltas com este blog e finalmente decidimos que está pronto para começar.
Ainda não está a 100% mas o essencial está feito e o resto vai-se melhorando aos poucos. Para quem não percebia nada disto até que nem ficou muito mal.
Neste blog vou registar todos os passos que tenho dado e que ainda vou dar até conseguir finalmente realizar o meu sonho. Ser Mãe!!!